#5 formas práticas de identificar os seus valores

         Os valores são a base das decisões que tomamos no dia a dia, estejamos ou não sabendo quais são eles ou mesmo se temos uma definição clara deles. A questão é que nos baseamos neles e quando não o fazemos acabamos nos sentindo frustrados.

            Sendo assim elencamos alguns valores que podem te ajudar a lembrar de quais são mais importantes para você.

            Abaixo segue a listagem de alguns valores:

  1. Amor;
  2. Amizade;
  3. Auto estima;
  4. Beleza;
  5. Compaixão;
  6. Companheirismo;
  7. Compaixão;
  8. Cooperação;
  9. Comprometimento;
  10. Conhecimento;
  11. Doação;
  12. Ética;
  13. Fidelidade;
  14. Força Interior;
  15. Generosidade;
  16. Honestidade;
  17. Igualdade;
  18. Justiça;
  19. Liberdade;
  20. Lealdade;
  21. Paciência;
  22. Paz;
  23. Privacidade;
  24. Poder;
  25. Prestígio;
  26. Respeito;
  27. Perdão;
  28. Responsabilidade;
  29. Saúde;
  30. Sinceridade;

            Esses são apenas alguns exemplos de valores que podem nos ajudar a identificar aqueles que são mais importantes para cada um de nós.

            Lembre-se do post anterior que citamos como exemplo a citação da família como um valor importante. Entretanto família não é um valor fim e sem um valor meio já que na verdade o que buscamos com isso são valores como amor, segurança e felicidade.

            A partir de agora, gostaria que você fizesse o seguinte #EXERCÍCIO para que você possa identificar os seus principais valores e assim entender melhor como está aplicando esses na formação do seu filho.

           PAI.jpg

            As #5 dicas práticas para identificar os seus valores são:

            #1: Concentre-se: faça o exercício em um lugar que você possa ter pelo menos 5 minutos para pensar em si mesmo, sem interferência das outras pessoas e concentrado 100% nessa tarefa;

            #2: Listar: pegue um papel e uma caneta e faça um lista com pelo menos 05 valores que considera fundamentais para você. Se tiver dificuldade pergunte para si mesmo “O que é mais importante para mim na vida?”;

            #3: Hierarquia: coloque os seus valores em ordem de importância daquele que você considera o mais importante, que baseia todas as suas decisões e que não poderia viver sem esse valor;

            #4: Validação: verifique se você trocar alguns desses valores de lugar como isso lhe afetaria ou mesmo como você viveria com isso. Seria possível, seria melhor ou pior?

            #5: Oportunidade: faça agora um ensaio mental e imagine a vida que gostaria de ter ou objetivos que gostaria de conquistar. Esses valores estão de acordo com essa nova vida? Ou precisam ser modificados por outros?

            Ao realizar esse processo você terá uma listagem dos seus cinco principais valores e saberá como lidar melhor com as situações do cotidiano, principalmente em relação aos seus filhos.

            Se você quiser agora pode até aumentar a sua lista para os 10 principais valores já que após identificados e natural desenharmos estratégias para alcançá-los. A medida que vamos tomando atitudes que nos deixam mais próximos aos nossos principais valores vamos passando para aqueles subsequentes.

            “Ao constatar a hierarquia de seus valores, você pode perceber porque às vezes tem dificuldade para tomar decisões, ou por que pode haver conflitos em sua vida”. Tony Robbins.

            Após você realizar os exercícios e entender como funcionam os seus valores é possível identificar claramente estratégias que te levam a atitudes vencedoras. O que provavelmente vai acontecer é que muitas dessas atitudes vão lhe tirar da zona de conforto atual e com isso te provocar algum sofrimento.

            Ou você pode verificar que está vivendo algum tipo de sofrimento justamente por não estar atendendo alguns dos seus principais valores.

liberdade2.jpg

            E mais…

            Ao identificarmos os nossos valores podemos fazer um exercício similar com a participação da esposa, marido, companheiro, companheira e até mesmo nossos filhos, e verificar quais são valores que eles consideram como sendo aqueles da família.

            Esse exercício é bem interessante porque demonstra como valores principais de determinadas pessoas não estão entre os cinco primeiros da família. É mais fácil se relacionar com outras pessoas a partir da identificação e entendimento dos seus valores.

            Logo, o alinhamento dos valores pessoais com aqueles da família vai alinhar expectativas de todos os integrantes e assim permitir construir um relacionamento mais duradouro e verdadeiro.

            É preciso que os valores identificados pela família sejam aqueles aplicados na rotina familiar. É necessário identificar os valores atuais e se for o caso os valores necessários para a família que se quer construir no futuro.