O melhor de Barcelona para curtir com seus filhos

Nesses últimos 10 dias tive a chance de tirar férias não como pai e sim como filho numa viagem para Barcelona com a minha mãe. Foram dias de muita alegria e oportunidade de aproveitar um pouco mais da companhia de uma das pessoas que mais amo.

 

Além da minha mãe também foram o meu irmão e a minha cunhada nesse tour por Barcelona e algumas cidades da região como Girona, Tarragona e Monserrat.

 

E não poderia deixar meu instinto de pai de lado e aproveitei para fazer um roteiro especialmente para Pais que queiram conhecer essa metrópole da Europa com seus filhos. É fato que essa decisão depende dos pais e da relação com seus filhos.

 

O que vamos fazer aqui é indicar passeios que sugerimos fazer com os filhos e aqueles que não oferecem tantas condições de leva-los.

 

Barcelona é uma cidade que envolve muita cultura, grandes artistas, obras, parques, shoppings, uma babilônica cultural nas suas ruas e mercados. Por esse motivo resolvi fazer essa indicação de alguns lugares mais apropriados para passear com nossos filhos.

barcelona2

Vamos colocar a relação por ordem do acreditamos ser a melhor opção no decorrer dos dias, levando em conta cansaço físico e mental.

 

Além disso, não coloquei os passeios por dia o que vai depender dos acordos entre pais e filhos, suas idades, enfim, as sugestões são as seguintes:

 

  1. Las Ramblas: São as ruas e avenidas comerciais que tem praticamente todas as lojas de compras de Barcelona. O que não encontrar nas Ramblas pode ir a Passeo de Gracia (marcas mais luxuosas). Sugiro esse primeiro passeio porque envolve compras. No inicio do ano está bem mais frio e pudemos nos preparar melhor e com preço mais barato comprando roupas nas Ramblas.
  1. Monumentos Gaudí (Casa Batló, La Pedreira e Sagrada Família): Lugares que fazem parte da história e que para serem realizados com as crianças precisa envolver muita imaginação e um jogo de faz de contas para que possam imaginar situações e aprender sobre a beleza das obras. Se não for realizado dessa forma será cansativo e estressante. Sugiro que a Sagrada Familia seja a primeira opção do dia já que a Casa Batló pode envolver mais o ambiente da criança.
  1. Park Guell: um parque público projeto por Gaudí. Um lugar incrível para as crianças visitarem e estar em contato com a natureza. Excelente oportunidade para um piquenique ou lanche sob as árvores do local. E uma forma de explicar para as crianças as obras do arquiteto.
  1. Plaza de Sant Jaume/Bairro Gótico/Muralhas Romanas: neste caso também sugiro que as crianças sejam envoltas numa história de mistério, de reis e rainhas que ocuparam essa região em séculos passados. Os pais devem criar uma metáfora e acredito que poderão conhecer com mais harmonia esse pedaço da história de Barcelona.
  1. Camp Nou/Jogo Barcelona: Um evento a parte para os apaixonados por futebol. A estação de metro é próxima (3 quadras) ao estádio do Barcelona e a torcida caminhando para o jogo é um espetáculo a parte. Tem muito policiamento e organização. Os ingressos você pode comprar nas diversas lojas do Barcelona que tem pela cidade e os preços variam de acordo com o local do campo ($28 a $120). Nos clássicos contra o Real Madri os preços sobem sendo difícil a compra de ingresso.
  1. Aguário (Aquarium): Este espaço possui 35 aquários, os quais alguns você entra dentro deles. São mais de 11 mil animais marinhos de 450 espécies diferentes. É um dos lugares que as crianças vão adorar conhecer. Sugiro intercalar com algum dos outros passeios.
  1. Montjuic: Na área de Montjuic temos o castelo com museu e logo abaixo a infra-estrutura da vila olímpica. Um lugar com uma vista de todo o porto de Barcelona. É também um local de muita história e cultura sobre as origens das cidades e da própria Catalunia.

 

Existem outros vários passeios que deveriam ser realizados em Barcelona como as cidades de Tarragona e Girona, além do mosteiro de Monserrat (coral das crianças às 13 horas).

 

Entretanto são passeios fora da cidade que envolvem uma maior logística e ainda mais criatividade dos pais.

 

Outra dica importante (realizado pelo meu irmão Thiago) foi a de comprarmos os ingressos pela internet economizando tempo de fila. É rápido, prático e fácil de comprar. Só procurar os sites relativos a cada evento.

barcelona.jpg

Em relação aos meios de transporte o metro leva a todos os pontos turísticos com facilidade e rapidez. Atenção a troca de linhas entre as estações, principalmente em Passeo de Gracia. E também é proibido uma pessoa utilizar mais de um ticket de metro. Não economize com isso porque a multa é de 100 euros e a fiscalização é diária. Ou seja, um ticket para cada. E guardem os tickets quando estiver nas estações, mesmo que estejam zerados.

 

Enfim, as férias com os filhos sejam em Barcelona ou no clube da sua cidade é um momento para que os pais possam aproveitar da companhia dos seus filhos e lembrar que também um dia já foram crianças.

 

            “Al niño que se esconde en todo padre y la niña que hay en toda madre, para que sean parte del papá y de la mamá que todo niño necessita”. Dr. Álvaro Bilbao.

 

Veja mais em #SérieEspecialFérias – Programe as férias com seu filho