Como você vai aproveitar o Carnaval com seu filho?

O Carnaval é uma festa popular que é tradicionalmente realizada no mês de fevereiro em todo o país. Em alguns lugares os festejos são mais efusivos e tradicionais como: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife.

É um momento de festa para a maioria de nós e pode ser usado como forma de ampliar as relações entre pais e filhos. Existem dois meios que podemos fazer isso: caindo na folia e sessões de filmes/desenhos.

 

Caindo na folia

                Aos pais dos foliões mirins é indicado explicar para o filho ou filha o motivo da festa e porque as pessoas saem às ruas fantasiadas nessa data. Como o carnaval é uma festa popular é um bom momento para os pais explicarem um pouco sobre cultura brasileira (que geralmente não é tão presente no cotidiano dos pequenos).

A exploração do tema é um importante reforço cultural já que o Carnaval no Brasil tem origem colonial sendo trazido pelos escravos que vinham principalmente de Portugal. Aos que foram avançar no tema podem também explicar sobre a criação da festa na antiguidade.

Os primeiros rituais carnavalescos que se tem registro foram no templo de Marduk, mesopotâmia, onde o Rei perdia a sua coroa e era surrado em frente a estátua de Marduk. Reza a lenda que as inversões de papéis no carnaval (homens vestidos de mulheres) advém dessa prática.

Enfim, além do tema cultural é um excelente momento para os pais brincarem com os filhos e se divertirem fantasiados ao som de marchinhas e músicas de carnaval. Um bom bloco ou ambiente propicio para receber as crianças são boas pedidas no feriado.

Lembre-se que quando a criança está presente é um momento para curtir o Carnaval com ela, com muitas brincadeiras e alegria. Sem espaço para excessos alcoólicos ou alimentares.

A ideia é colocar na criança um comportamento de alegria para que possa sempre curtir esse momento de festa. Ao contrário, por meio dos excessos, os nossos filhos podem criar traumas e medos e perder a alegria de desfrutar uma festa tão importante para a nossa cultura.

carnaval.jpg

                Sessões de Filmes/Desenhos

O feriado de carnaval para muitas pessoas é um momento de descanso e sossego buscando refugio em algum lugar calmo e tranqüilo, nem que esse lugar seja a sua própria casa.

É fato que as crianças não entendem bem assim essa vontade dos pais, mas podemos alinhar diversão e descanso com pouco de acordo e compreensão.

Aos Pais é interessante conversar com os filhos sobre os programas que serão realizados no feriado, para alinhar a expectativa das crianças e entrarem em desacordo sobre horários ou programas.

É um ótimo momento para aquele passeio de bicicleta na praça ou no parque, ou mesmo para aquela partida de futebol ou brincadeiras de correr e esconder. Como eu disse é preciso alinhar com a criança as atividades, revezando aquelas de maior esforço físico com as mais tranqüilas.

As sessões de filmes e desenhos são uma opção interessante para os pais já que podem aproveitar esse momento para conhecer melhor alguns dos desenhos que os filhos assistem regularmente na televisão.

Não digo de passar o feriado fazendo isso. Mas uma vez é necessário acordo e compreensão para organizar as expectativas e conseguir aproveitar os dias com as crianças e descansar.

É comum alguns pais descansarem e deixarem os filhos jogando vídeo game ou assistindo filmes o feriado inteiro. E depois ainda reclamam que os filhos só ficam na frente da televisão e do vídeo game.

Os pais precisam estimular as crianças a sair dessa situação. Apenas indicar para a criança que ela deixe de fazer isso não é uma solução. Propor algo novo com eles de qualquer forma em qualquer lugar vai ser bem mais interessante para ambos.

carnaval3.jpg

O Carnaval

                De qualquer forma o feriado é um excelente momento para desfrutar cada vez mais de momentos preciosos com os nossos filhos. Na presença deles o tempo passa somente uma vez e logo que se for não irá voltar, é um presente que temos que ficará para sempre em nossos corações.

Não percam essa oportunidade.

Ah! E claro, aproveitem para se atualizar das leituras do blog e dos vídeos no nosso canal do YouTube. 

                Bom Carnaval!!