5 características da Raiva que os Pais precisam ficar atentos:

O sentimento de raiva é geralmente expressado nos pequenos por momentos de birra em que a criança se irrita ou não entende algo que está acontecendo. Existem vários motivos pelas quais ela utiliza dessa forma de comunicação.

Esse tema é muito comum em Pais com crianças de idade de 02 a 06 anos e sempre aparece nas sessões de Coaching para Pais.

Um fator importante para ser analisado pelos pais e mães é que o comportamento da raiva traz uma intenção positiva muito forte, que é a motivação. Quando sentimentos essa emoção temos algum dos nossos valores agredidos e assim criamos uma força de reação incomparável.

E partir da experiência dessas sessões e das ferramentas de Coaching e de Inteligência Emocional foi possível mapear #5 características básicas dessa emoção que tanto incomoda os filhos e os Pais.

 

  1. Frequência: Se a criança tem acessos de raiva diariamente, principalmente por meio da Birra. É preciso entender os motivos que estão levando a criança a esse comportamento. Essa freqüência pode ir até a fase adulta.

 

  1. Comunicação: A Raiva também é uma forma da criança se comunicar de algo que ela não gosta, que pode ser inclusive um sentimento nela. É preciso que os pais identifiquem o que ela quer comunicar.

 

  1. Intensidade: Verifique a intensidade da raiva, como ela está sendo demonstrada. Existem modos diferentes de expressar raiva e os pais precisam ficar atentos a essas diferenças.

 

  1. Repressão: Reprimir a raiva não resolve o problema, somente posterga e amplia o sentimento interno podendo inclusive causar doenças no futuro. É preciso entender o motivo da raiva.

 

  1. Culpa: A Raiva não é culpa dos pais e sim a sua responsabilidade de entender e trabalhar a superação o sentimento da experiência que está magoando a criança.

 

Vejam mais sobre a Raiva no ebook Inteligência Emocional para Pais (Baixe grátis, ainda dá tempo).