Saúde x Doença

Vamos falar um pouco sobre Saúde e Doença. Acredito que muitos aqui acreditam que seja a mesma coisa. Gostaria de contribuir um pouco com esse debate.

É possível que você em algum momento já tenha se sentido “doente” e quando foi ao médico não tinha nada. Todos os seus exames clínicos estavam adequados e voltou para casa com a famosa desculpa: “Foi apenas um mal estar”.

Então… O que possivelmente você tinha não estava relacionado ainda com a doença e sim com a falta de saúde. É preciso ficar atento para os sinais do seu corpo e esse é um daqueles mais claros.

Esses diagnósticos de “mal estar” devem ser percebidos com muito cuidado por cada um de nós e na maioria dos casos o remédio está em alguma mudança que precisamos fazer na nossa rotina de vida.

Nuno Cobra, um mestre em saúde, diz o seguinte:

“Saúde é alegria de viver. É estar encantando com a vida. É ter entusiasmo, energia, vitalidade, disposição. Saúde é um processo de equilíbrio do organismo”.

 

A Organização Mundial da Saúde conceitua saúde da seguinte forma:

“Situação de perfeito bem-estar físico, mental e social”.

A mesma definição foi adotada pela Constituição Federal Brasileira.

saude21.jpg

Tudo bem, já entendi o que é Saúde, mas o que isso tem a ver com o relacionamento com o meu filho?

Quando não estamos bem de saúde um dos principais sintomas é o cansaço, a preguiça, a procrastinação. E não percebemos isso, continuamos nos alimentando mal, não realizamos atividades físicas e assim também não passamos esses conceitos para os nossos filhos.

Lembrem-se, as crianças aprendem o que vivenciam, não sendo possível passar conceitos de saúde se não estamos aplicando na nossa vida. O que estamos fazendo com eles é na verdade ensinando a tratar as nossas doenças, por meio de remédios e outras drogas.

Faça um teste, pergunte para o seu filho o que é Saúde? E como devemos evitar as doenças. Escute atentamente as suas respostas e veja se é isso que você quer para vida dele.

Assim, alinhamos o que é saúde e nos próximos posts vamos falar sobre Saúde Emocional relacionada aos nossos filhos. Um grande Abraço.