7 comportamentos de Tristeza que precisamos aprender como Pais (atenção ao terceiro #3)

É evidente que nenhum Pai ou mãe que ver seus filhos tristes ou até mesmo fariam qualquer coisa para evitar que isso aconteça algum dia. E o mais incrível é que para atender a esse desejo, eles devem aprender com os momentos de tristeza que inevitalvemente vão ocorrer, por isso elencamos #7 deles para que vocês possam ficar atentos.

A tristeza é uma das emoções primárias e muitas vezes é retratada em filmes ou em histórias de forma melancólica ou até mesmo mortal. É fato que a nossa sociedade vive doenças como a depressão que estão atreladas a esse comportamento.

Por isso é fundamental estarmos atentos as esses #7 comportamentos ligados a tristeza: dor, carinho, fracasso, decepção, perdão, perda e aprendizado.

Acompanhe mais dicas por meio das nossas newsletters.

  1. DOR: A dor pode nos machucar, mas também pode nos mudar. É um sentimento que tem o poder de alterar a nossa percepção do mundo. Quando sentimos dor é o momento que estamos mais abertos a entender aquilo que mais incomoda em nós mesmos. É a hora de crescermos com o significado que daremos por aquela dor.

 

  1. CARINHO: Imagine uma criança que somente recebia atenção quando estava triste ou doente. Nessa situação tinha o total apoio e carinho dos seus pais fazendo com o que os mesmos deixassem atividades diárias para estar com elas. Quando tem carinho somente nesses momentos, o que elas aprendem com isso? Temos que tomar cuidado para não transformar as crianças em eternas vítimas de si mesmo.

 

  1. FRACASSO: O fracasso é a incapacidade de atingir seus objetivos, nada mais do que isso. Ter fracasso em algum projeto ou mesmo num relacionamento é uma questão de não ter alcançado o resultado esperado. O aprendizado aqui é entender a falha na estratégia e traçar um novo caminho.

 

  1. DECEPÇÃO: A decepção é geralmente um sentimento que aprendemos com a tristeza. Acreditamos ou colocamos as nossas expectativas em outra pessoa e nos decepcionamos com atitudes contrárias aquelas que esperamos. A questão é, devemos colocar em outras pessoas expectativas que são nossas? Como podemos ensinar isso para os nossos filhos?

tristeza5.jpg

  1. PERDÃO: O perdão é um sentimento que geralmente aprendemos logo após a tristeza, principalmente, se houve uma decepção ou perda de confiança. É nesse momento que aprendemos a superar traumas e desavenças pessoais ou profissionais e crescemos como seres humanos.

 

  1. PERDA: A perda é uma certeza na nossa vida, resta saber como lidaremos com esse sentimento. Como iremos gerar significado para um fato ou situação que ocorreu e que não pode ser alterado, como a morte de uma pessoa querida. É evidente que ficaremos tristes, a questão é como essa tristeza será trabalhada, quais sentimentos serão gerados e qual o novo significado que será dado a eles.

 

  1. APRENDIZADO: O aprendizado sobre o significado de uma das emoções primárias é fundamental para que possamos crescer e evoluir enquanto seres humanos. Aprender com os nossos sentimentos e principalmente com a tristeza será fundamental para o nosso processo de transformação pessoal.

 

Saiba mais no nosso E-book sobre Inteligência Emocional para Pais!