Pais Cansados

O que te cansa mais, seu corpo ou seus pensamentos?

 

A nossa vida está cada dia mais acelerada e dinâmica, as informações vindo de toda parte, diversas coisas para fazer e pensar e a busca constante por sermos o melhor pai ou mãe para os nossos filhos.

Essa cobrança diária tem angustiado muitos Pais que acabam se tornando ansiosos e assim promovem um círculo de cansaço físico e emocional nas suas famílias, sendo alimentado a cada dia com mais ansiedade.

 

Ansiedade

O escritor Augusto Cury em suas palestras fala sobre os sintomas que identificam a ansiedade: dores musculares e de cabeça, intolerância, sofrer por antecipação, acordar cansado e déficit de concentração e memória. E relata que quase 80% das pessoas sofrem atualmente do que ele chama de Síndrome do Pensamento Acelerado.

A rotina é algo que nos ajuda a planejar melhor o nosso dia e realizar uma quantidade maior de tarefas em menos tempo, evitando erros e imprevistos. Entretanto, se a rotina não for executada de forma a atender seus objetivos de vida pode se tornar extremamente cansativa.

E dentro desse espaço do nosso dia a dia é preciso um tempo para que possamos gerenciar os nossos pensamentos e emoções, saber o que estamos atingindo e o que efetivamente está nos satisfazendo naquilo que nós somos e não no que parecemos ser.

O que tenho percebido cada dia mais em Pais que realizam as sessões de Coaching comigo é que muitos reclamam do cansaço ao final do dia ou mesmo aos finais de semana quando só querem dormir e ver televisão.

shutterstock_572068330.jpg

O cansaço como resultado

Esse cansaço é algo que os incomoda já que gostariam de ter mais energia para brincar com os filhos e assim aproveitar mais dos momentos da infância deles. Uma frase típica para você identificar se está vivendo esse momento é: “Nossa…como o tempo passa rápido”.

Alguns Pais até percebem essa situação e iniciam um processo de colocar a culpa no trabalho, no celular, no whatsapp e às vezes até mesmo nos próprios filhos. Entretanto, a escolha de utilização do tempo é exclusivamente sua, planejado de acordo com as suas vontades.

Se isto não está acontecendo com você, se acredita que não tem essa opção de escolha e que está fazendo tudo o que pode…. ATENÇÃO!

 

CUIDADO: Você pode estar a vivendo a vida de outra pessoa.

Quando não conseguimos fazer tudo aquilo que planejamos acabamos por acreditar que o tempo está passando rápido demais, já que não atendemos nossas próprias expectativas, aquilo que imaginamos ser capazes de fazer durante um dia, uma semana ou mesmo um ano.

 

Valores

Não paramos para pensar se o desafio está no processo que temos ao definir as nossas metas e objetivos, se estamos sendo ambiciosos ou excessivos em relação ao que podemos fazer. Atendendo a uma expectativa que seja da sociedade e não relacionada aos nossos valores.

Enfim, existe uma premissa da programação neurolinguística que diz que a mente e corpo formam um sistema único e que não é possível realizar uma mudança em um sem que o outro seja afetado.

Se acreditarmos que estamos “mortos” de cansaço ao final do dia, que não conseguimos nem brincar com os nossos filhos, estaremos com nossos corpos dessa forma. Agora, se esperamos esse momento do dia com alegria e carinho, tenha certeza que seu corpo vai aguentar e vocês vão se divertir bastante.

 shutterstock_485161495.jpg

Alimentação (um parêntese)

O nosso foco aqui no blog é trabalhar sobre comportamento humano e acreditamos que os nossos pensamentos e sentimentos são determinantes para o estado físico. Mas também sabemos que outros fatores como a alimentação podem afetar diretamente esse cansaço de final de semana.

É comum ouvir dos pais que inclusive tivemos esse aprendizado dos nossos próprios pais durante anos, que o final de semana é tempo para por exemplo: comer um churrasco e tomar uma cerveja. E esses são dois fatores que fazem com que o nosso tempo com os pequenos sejam ainda menores.

Enfim, não vamos falar sobre alimentação nesse blog em específico, nesse caso é só um alerta para uma conversa futura.

 

Mente sã, corpo são

Quando pensamos de forma diferente, nossos corpos mudam. Somos capazes de realizar tarefas que nem imaginamos. A questão é o quanto queremos ou o que está efetivamente me impedindo de realizar algo.

Se não estamos atendendo as nossas próprias expectativas, seja devido ao tempo, a ausência de planejamento, ou por qualquer outra desculpa que você possa imaginar, iremos nos sentir frustrados e desamparados, e consequentemente, “mortos” ao final do dia.

E aí seguimos com o tradicional: “Não tendo tempo para nada” e voltamos a rotina que estabelecemos para a nossa vida.

O que realmente podemos nos perguntar é: Esse ritmo foi imposto por nós ou pelo trabalho? Pela família? Pela sociedade? É possívell começarmos a realizar pequenas mudanças no dia a dia e verificar como os seus pensamentos mudam?

É importante perceber se o que realmente está lhe incomodando é só o cansaço físico ou se os pensamentos negativos estão fazendo do seu dia uma verdadeira maratona.

Entendo que realizar essas perguntas no cotidiano e sem o apoio de um profissional é algo mais difícil, ainda mais se tratando de questões relacionadas aos nossos filhos. Fomos educados a vida inteira para obedecer aos nossos instintos para ser pai e mãe e agora procurar a ajudar de uma outra pessoa parece algo improvável.

 

Do que você está cansado?       

É preciso identificar a real causa do “problema” para que possamos combate-lo e realizar as mudanças necessárias para encontrarmos o caminho com mais energia e vigor, de forma que possamos atender a todas as nossas expectativas.

Veja mais sobre Inteligência Emocional no nosso E-book.