Filho, você precisa aprender a perder

 

 

 

A sexta frase da série das 7 frases que você não deveria dizer para o seu filho, está relacionada a uma ação muito comum e acredito que você papai ou mamãe que está lendo o texto, vai lembrar de algum momento que já pronunciou: “Filho, você precisa aprender a perder”.

Num belo dia de sol você está com os amigos e a família no clube, no parque ou na casa de parentes, uma conversa agradável, comida e bebida a vontade, os meninos brincando e quando de repente seu filho vem até você chorando ou com muita raiva porque perdeu o jogo para o primo ou irmão (geralmente mais velho).

 

Qual a primeira reação?

“Filho não fica assim não, você precisa aprender a perder” É isso? Ou com alguma pequena variação? E em muitos casos ainda vira para a pequena platéia que acompanha o enredo e diz o “João tem uma dificuldade enorme, ele não sabe perder”.

Pense bem!! Quantas vezes você já falou isso para o seu filho depois de uma partida com um amigo ou mesmo após um jogo que vocês fizeram juntos. Falamos isso para os nossos filhos a todo instante.

Neste ponto você precisa perceber como a sua comunicação com ele vai estabelecer a mensagem que você quer passar para ele. Isso porque a interpretação dela vai direcionar a relação que você vai ter com ele.

Pai, quero que você reflita um momento sobre essa frase. Imagina o seu filho ouvindo isso sistematicamente durante a vida, você precisa aprender a perder, você precisa aprender a perder, você precisa aprender… (só de ler 3 vezes a gente já vai se sentindo um derrotado).

A frase é clara e simples e muitas vezes pronunciada de forma firme e pelos heróis da criança que são os Pais. Nesse momento acabamos de ajudar ele a pegar vários outros medos e juntar com esse para que possa tomar as decisões da sua vida.

 fut.jpg

Pronto, serei um fracassado

E aí chega o dia que ele aprende a perder. Pronto, aprendeu. E agora? Posso te dizer: aprenderá a ser um derrotado, um fracassado. Não que vá ser, mas isso ele já aprendeu e aí a chance é muito maior.

A perda é algo que faz parte das nossas vidas e alguns podem até dizer que é na derrota que aprendemos a ganhar. E efetivamente é nesse momento que percebemos com maior intensidade nossos erros ou algo que deixamos de fazer.

 

A tristeza como transformação

E aqui a questão mais importante que já abordamos no texto Como transformar a tristeza em lição para o seu filho. É na tristeza que refletimos e temos o nosso maior poder de transformação.

Quando estamos tristes realizamos as mais profundas reflexões e com isso transformamos algo que foi ruim para a gente em algo que vai no caminho da felicidade. É fato que ninguém quer ficar triste, mas ela ocorre na sua vida em muitos momentos e você precisa ensinar o seu filho a lidar com ela.

Se percebermos que é na tristeza que temos a maior força de transformação porque devemos aprender a perder. Acreditar que existe aprendizado na derrota é uma coisa, agora aprender a perder é definir estratégias para a derrota. Ou pior é se conformar com ela.

4.jpeg

Não ensine a derrota, aprenda com ela

Ao falar que seu filho precisa aprender a perder você limita a sua ação, sua capacidade de superação a adversidades e a forma como vai enfrentar a tristeza e as perdas da vida.

Quando seu filho perder, ou der birra, ficar chateado, enfim, o que for…Ensine a ele como ganhar, como virar o jogo, entender os comportamentos e atitudes que fizeram com que ele se sinta dessa forma.

A derrota pode até trazer o aprendizado, se for direcionada para isso com mais treino, mais atenção, mais dedicação e foco na estratégia que deu certo.

Seja assertivo e positivo passando formas eficazes dele superar a derrota.

Aqui são Pais aprendendo juntos.

Assista o vídeo completo em: https://youtu.be/BMAv_FFg5zg