Filho, você está sempre atrasado!

 

A correria do dia a dia é um ritmo que colocamos para as nossas vidas e que as crianças não entendem num primeiro momento. Elas não conseguem se adaptar ao nosso ritmo sem um aprendizado prévio.

É possível que você já tenha falado ou até mesmo explicado os motivos, mas ela ainda não conseguiu se adequar e por isso soltamos a célebre frase: “Filho, você está sempre atrasado” ou a variação dela: “Você é muito enrolado”.

 

Coaching para Pais

Os casais ou mesmo o pai ou mãe que chegam para atendimento no processo de Coaching com essa demanda percebem em pouco tempo que o comportamento deles não está ajudando o filho e vice-versa, gerando um clima de confronto e distanciamento da relação com seu filho.

 

As crianças aprendem o que vivenciam

Nós já sabemos que as crianças precisam aprender a fazer as coisas de acordo com o que vivenciam em casa. Se o ritmo for muito acelerado, e eles pegarem o jeito rápido de fazer tudo, isso pode acabar por desenvolver alguns transtornos de comportamento.

Tenho certeza que nenhum pai ou mãe quer esse trauma para o filho, mas no ritmo automático que andamos vivendo, esses momentos podem acabar passando desapercebidos e gerando problemas ainda maiores.

É nossa função de pais trabalharmos para gerar a independência nos nossos filhos e fazer com que realizem atividades sozinhos, sendo capazes de fazê-las de tal forma que se sintam orgulhosos e confiantes.

 AJ 3003.jpg

Nosso dia a dia

Os Pais que estão lendo esse material devem se perguntar “Quem tem tempo para isso?”. E realmente essa é grande questão: O que fazemos ou como utilizamos o nosso tempo?

Podemos acordar mais cedo para dar tempo à criança, ou escolhemos criar um filho inseguro porque não consegue sequer se vestir sozinho ou no tempo adequado. Quais pensamentos terá essa criança quando adolescente ou adulta?

Acredito que as demandas do trabalho e da casa consomem muito tempo e que precisam ser administradas de tal forma que também estejam alinhados a necessidade e experiência da criança.

 

Lições que estamos transmitindo

Ao impormos o nosso tempo e o jeito que queremos as coisas sem uma explicação ou sequer um entendimento do que nossos filhos precisam para gerir o dia, que lições estamos passando para eles?

Ou ainda como será a sua relação com a gestão do tempo: Uma pessoa que sabe se programar e fazer as escolhas que realmente são importantes, ou alguém que aprendeu a acompanhar a correria do dia a dia?

Ao pensarmos em falar essa frase ou algo do tipo vamos procurar entender os reais motivos que levam o seu filho a estar atrasado ou ficar enrolando. Será que ele quer fazer isso para te prejudicar e levar bronca?

 

Autoestima

Esse processo diário prejudica a autoestima e gera um comportamento de vitimização, de conseguir a atenção por meio de algo negativo.

Uma forma de você perceber como pode trabalhar melhor nessa situação é quando geralmente fala essa frase, e às vezes até de forma enérgica, e depois de algum tempo fica arrependido ou pede desculpas para ele.

 castigo novo.jpg

Relação Pais e filhos

Esse é um importante momento para que você possa verificar como está fazendo a administração do seu tempo ou mesmo dos motivos que levaram o seu filho a tomar essa atitude.

Perceber a reação do seu filho a determinados comandos ou frases que falamos dentro da nossa rotina diária é um excelente exercício para que possamos ampliar a nossa relação com eles.

Aqui você pode saber mais sobre frases que você não deveria falar para o seu filho e acompanhar mais dicas e informações sobre a relação de pais e filhos.

Aqui são Pais aprendendo juntos.